07.02.2019

Caminhoneiro autônomo: confira dicas para trabalhar neste ramo

É caminhoneiro autônomo e deseja conquistar o sucesso? Elencamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo de iniciar seu próprio negócio como autônomo.

A profissão de caminhoneiro é muito importante para o Brasil. É por meio dela que é possível fazer a movimentação de um lugar para outro de alimentos, roupas, eletrônicos, móveis, e todo o tipo de compra possível. Além disso, essa profissão é fundamental para o crescimento da economia no país. Porém, nem todos são contratados por empresas e transportadoras. Muitos vão além disso, e preferem ser autônomos, cuidando das suas próprias despesas e da sua própria vida financeira.

 

Assim, como o próprio nome já indica, eles têm autonomia de todas as suas condições de trabalho, recebendo seus ganhos através de fretes contratados ou terceirizados. E, mesmo com um mercado cada vez mais competitivo e fiscalizado, essa profissão autônoma ainda ocupa uma grande porcentagem do mercado brasileiro.

 

Além disso, ser caminhoneiro autônomo traz uma série de benefícios que, sendo um motorista contratado por alguma empresa, muitas vezes você não recebe. Entre os benefícios há a grande flexibilidade de horários, onde você escolhe quando e como quer fazer seu frete (sempre conversando com quem contratou os seus serviços e ajustando horários flexíveis aos dois), pode tomar as decisões sobre o seu próprio negócio, estabelecendo todas de acordo com o que você preferir, e sabendo administrar com inteligência todas as despesas, o caminhoneiro autônomo também fica com todo o lucro do negócio.

 

Trabalhar por conta própria necessita de muita organização e dedicação. E, administrando bem suas finanças, o caminhoneiro autônomo aumenta seus rendimentos e trabalha com mais tranquilidade. Portanto, seguir neste ramo abre diversas oportunidades. Mas como começar e como se dar bem dentro de um mercado tão competitivo? Seguir dicas de como seguir neste ramo é uma maneira de conquistar sucesso. Por isso, elencamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo e iniciar seu próprio negócio como autônomo:

Tenha a CNH em dia

 

Para dirigir um caminhão, é necessário possuir a CNH nas categorias C (para caminhões de carroceria única) ou E (para veículos articulados, como a composição formada pelo cavalo mecânico mais o implemento). Mas antes de conseguir alcançar o nível C e E, é preciso começar pela categoria B, e realizar os outros somente um ano após estar habilitado e sem ter recebido infrações graves ou gravíssimas, nem reincidir em infrações médias. Depois, é preciso mais um ano para a categoria E.

Conquiste seu caminhão próprio

O principal instrumento de trabalho de um caminhoneiro autônomo é o seu caminhão. Por isso, é importante pesquisar bem para encontrar um veículo que seja ideal para estilo de vida e para o seu orçamento. Procure por um caminhão, novo ou usado, que seja confortável, econômico e que caiba no seu bolso. Não esqueça que fazer a compra do seu veículo em um lugar de confiança é mais seguro. Por exemplo, em uma concessionária, local onde disponibilizam veículos usados vistoriados e veículos novos com lançamentos e novidades.

Faça seu cadastro na ANTT

É imprescindível que um caminhoneiro autônomo possua o registro na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), uma vez que é obrigatório que todos que trabalham com transporte de carga e entregas. A realização do registo é fácil, basta acessar o site da ANTT e seguir as instruções.

Faça a manutenção preventiva

Levar seu caminhão ao mecânico para fazer manutenções  preventivas é uma dica muito importante para poupar, pois se torna mais barata do que a manutenção que é feita somente após algum defeito ou falha no sistema do seu veículo. Ela também previne acidentes e mantém a mecânica e elétrica em dia, em perfeito estado de funcionamento. Além de ser um procedimento de segurança, aumenta a vida útil do seu caminhão.

Faça cursos específicos

Quando você se torna caminhoneiro autônomo, consequentemente vai levar variados tipos de carga. E neste ponto, é importante lembrar que alguns tipos de cargas exigem cursos especiais, que são obrigatórios por lei, então pesquise bem e saiba quais cursos se encaixam nos fretes que você irá realizar.

Divulgue seu trabalho

 

Para trabalhar em um meio tão concorrido, é preciso se destacar. Por isso, divulgue o seu trabalho para conquistar novos clientes. Fale para seus amigos e conhecidos. As redes sociais vão ajudar também ajudam muito, já que são uma ferramenta muito importante de divulgação.

 

Ir diretamente às transportadora e deixar uma carta com informações suas, como suas experiências e seus contatos, para uma possível terceirização também é uma ótima opção de conseguir novos trabalhos

Cuide das finanças

 

Administrar sua própria empresa envolve diversas questões financeiras. Por isso, um bom aplicativo de organização financeira pode te ajudar a gerenciar melhor os gastos da sua empresa e os gastos pessoais. Pesquise um aplicativo que mais se encaixe no seu estilo e utilize-o a seu favor para organizar seus gastos e despesas melhor.

 

Além das citadas, existem diversas outras dicas que ajudam você a melhorar e seguir no ramo de caminhoneiro autônomo. Trabalhar como autônomo requer também muita dedicação e disciplina para administrar com sabedoria seu negócio. Pesquisar sobre o trabalho de um caminhoneiro autônomo e seguir dicas que vão te auxiliar nesse processo com certeza vão ajudar você a alcançar resultados e  rendimentos.