21.02.2019

Como contratar um motorista de caminhão para sua transportadora

Separamos algumas dicas para auxiliar você, gestor, na hora de realizar a contratação de um excelente profissional para sua transportadora, além de explicar como funciona todo o processo para empregar o seu novo motorista.

Ser gestor e administrar o próprio negócio é sempre um grande desafio a ser alcançado. Ainda mais quando o assunto se trata da contratação de profissionais competentes e qualificados para a sua empresa. Ao mesmo tempo em que torna-se difícil encontrar pessoas que se encaixam no perfil ideal para a sua companhia, também é uma missão mantê-las na vaga, por conta da concorrência que existe no mercado. E para uma transportadora que busca contratar um motorista, isso não é diferente. Afinal, para que um colaborador faça parte da equipe de motoristas da frota da sua empresa, é necessário que o profissional tenha qualificações se encaixem no estilo da profissão e da empresa, uma vez que o mercado está em constante crescimento e evolução. Cursos e outros atributos também são um grande diferencial para um motorista que pretende se destacar entre os demais e conquistar a vaga em questão.

 

Todas as exigências de um currículo de qualificações para a contratação de um bom motorista são necessárias, afinal, o motorista estará andando por longas distâncias com o veículo e a carga do cliente, carregando junto consigo o nome da sua transportadora. Assim, é necessário que você passe uma boa impressão e mostre que a sua empresa preza por um bom profissional que cuidará muito bem de todas as cargas e os fretes.

 

Através disso, elencamos algumas dicas que vão ajudar você, gestor, na hora de realizar a contratação de um excelente profissional para sua transportadora, além  de explicar como funciona todo o processo para empregar o seu novo motorista. Confira:

 

Processo seletivo

O primeiro passo para contratar um motorista para sua frota é realizar um processo seletivo. Faça a divulgação da vaga e dos requisitos necessários em redes sociais e canais que o perfil de profissional que você procura normalmente acessa, bem como canais de comunicação da sua empresa. Assim, você atrai pessoas que são capacitadas e, com os currículos em mãos, você pode selecionar os candidatos que mais se encaixam na vaga e começar a marcar entrevistas para saber mais sobre cada um.

Entrevistas

Depois de selecionar os currículos e marcar as entrevistas, é hora de começá-las. Aproveite este momento de conversa e explore a história do candidato, faça perguntas relacionadas a assuntos de transportadoras e caminhões, como o gosto do entrevistado pelos caminhões, como é a sua experiência na área, entre outras questões que vão te ajudar a selecionar o candidato que mais se encaixa na vaga.

Pretensões

Entenda o que o motorista está buscando, quais são os seus desejos, assim você consegue perceber se ele se encaixa na vaga que sua empresa está oferecendo ou não. Pergunte quais são as pretensões salariais, disponibilidade de horário, disponibilidade para viajar para outros estados e cidades, limitações familiares como filhos pequenos, entre outras questões. Esta é uma forma de ajudar na hora de você decidir a contratação. Assim, você entende melhor se consegue ou não atender às necessidades de cada um dos entrevistados.

Experiência

Ter experiência na área em que vai atuar com certeza ajuda muito na hora de decidir a contratação. Mas, quando o motorista tem também conhecimento e familiaridade com equipamentos tecnológicos como GPS, por exemplo, isso se torna um grande diferencial na hora de você decidir quem será o dono da vaga. Até porque, mesmo que o condutor tenha vários anos de experiência na estrada, nem sempre eles estão atualizados com as novas ferramentas de trabalham, e isso é um requisito bem importante, afinal, a empresa, o funcionário e o próprio caminhão precisam estar sempre atualizados aos novos tempos tecnológicos.

Fique atento

Nestas etapas de contratação para sua empresa, é importante que você fique atento ao histórico dos motoristas que estão participando do processo seletivo para a vaga. Analise se os candidatos à vaga já receberam multas e porque isso aconteceu. Também é fundamental saber se algum candidato já se envolveu em algum acidente e procure saber de que forma isso ocorreu. Lembre-se sempre de que o motorista contratado irá levar o nome da sua transportadora, então é importante que seja um bom condutor para passar uma boa imagem da empresa. Afinal, ter comprometimento é a base para um bom relacionamento entre empresa, colaborador e cliente.

 

E, se após todas essas etapas, você ainda não tiver a certeza absoluta de que o funcionário que você selecionou se encaixa na vaga de motorista, você pode sugerir a ele um período de até 3 meses de experiência, para monitorar e conhecer melhor o profissional. Assim, você analisa se ele realmente vai se encaixar na vaga que você abriu para sua transportadora.

 

Por fim, contratar um funcionário para sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, quando você realizar a seleção, cuide muito e seja bem criterioso quanto aos requisitos necessários para a vaga, afinal, ele vai representar a sua empresa. E seguindo estas dicas, você terá maior facilidade para realizar a contratação do novo motorista da sua frota.