26.02.2019

Como economizar na hora de pegar a estrada com o seu caminhão

Confira alguns itens que pesam no seu bolso e como fazer para diminuir estes custos, garantindo economia e que seu frente renda um pouco mais.

Ter o seu próprio veículo como principal instrumento de trabalho traz sempre mais despesas para o seu orçamento. Um dos principais gastos para um caminhoneiro, por exemplo, é o combustível utilizado para realizar os fretes.  Além disso, existem muitos outros gastos que, por rodar bastante pelas estradas, o veículo necessita, e também os gastos pessoais do próprio caminhoneiro, como alimentação e pouso.

 

Porém, como um caminhoneiro autônomo é líder do seu próprio negócio, algumas vezes essa profissão acaba trazendo mais prejuízos e até grandes despesas ao motorista. Afinal, alguns gastos que são considerados necessários, são também os principais custos no orçamento de um caminhoneiro. Por meio disso, é importante saber economizar, aumentando lucros e conseguindo realizar seus objetivos.

 

E para que você economize na hora de pegar a estrada, e garantir que seu frete possa render um pouco mais, seguir algumas dicas é muito importante. Confira agora alguns itens que pesam no bolso do caminhoneiro e como fazer para diminuir estes custos.

 

Combustível: em tempos onde a gasolina está com um preço bem instável, pode-se dizer que ela acaba sendo uma despesa bem elevada. Mesmo que seja um gasto muito necessário, é importante ter algumas atitudes que influenciam em um menor gasto deste item. Por isso, evite deixar o carro ligado no meio do trânsito, acelerar e frear bruscamente, faça manutenções preventivas no motor  e nos pneus, transporte somente cargas com peso que seu caminhão suporte, respeite a velocidade máxima permitida, entre outros. Fazendo isso, é possível economizar no combustível.

Pedágios: mesmo que não seja um valor tão alto a se pagar por pedágios, eles estão presentes nos mais diversos trechos das estradas. E de pouco em pouco, acaba contabilizando um número alto para o seu orçamento, atrapalhando até no lucro do caminhoneiro. Então, que tal pensar em alternativas como desviar em rotas que sejam seguras e de confiança? Através disso, é possível diminuir um pouco desta despesa.


Alimentação: este com certeza é o gasto mais necessário e indispensável de todos.  Porém, há meios que podem ajudar a diminuir um pouco dessa despesa. Evite ir a restaurantes muito caros. Levar a própria comida de casa é uma boa alternativa para poupar.

Estadia: a estadia ou a pernoite é sempre um gasto a mais para o caminhoneiro. Por isso, pesquise bem, converse com outros caminhoneiros e procure saber quais são os hotéis e pousadas com maior custo-benefício. Assim, você consegue gastar menos e aproveitar mais o conforto em suas hospedagens.

 

Pneus e manutenção: pneus e a manutenção do seu caminhão, assim como o combustível, precisam ser realizadas, mesmo sendo uma despesa a mais para o caminhoneiro. Por isso, é fundamental que você separe um valor mensal para quando for realizar tudo isso, nada pese tanto no seu orçamento. Assim, você consegue arrumar todos os problemas causados pelo desgaste do seu veículo e passa longe de ter problemas que possam te fazer perder um frete ou prazos.

 

Estes itens listados são alguns dos principais gastos no orçamento de quem trabalha como caminhoneiro. Todos são necessários, mas também influenciam nos valores mensais. Mas, se pensados e planejados antes de serem realizados, podem ajudar o motorista a economizar, afinal, cortar gastos é sempre uma meta a ser batida para qualquer empresa. Através disso, elencamos algumas práticas de economia que vão ajudar você e o seu negócio, ajudando você a reduzir os custos das viagens entre outros:


Manutenção

Faça a manutenção preventiva do seu caminhão. Realizando-a corretamente, você elimina todas as falhas e componentes ruins que impactam no funcionamento de outras peças, o que faz com que você gaste menos, além de auxiliar na segurança do seu veículo.

 

Revisões

 

Faça as revisões do seu caminhão em concessionárias, já que é nestes estabelecimentos que se encontram profissionais 100% especializados, além de equipamentos e ferramentas certas para utilizá-las em seu veículo. Dessa forma, a eficácia da manutenção é garantida, reduzindo a necessidade de retornos e também de problemas.


Planejamento

 

Planeje as rotas de cada frete que você irá fazer, encontrando restaurantes e pousadas mais econômicos, bem como abastecimento do seu caminhão em postos com bons preços. Com isso, você também deve dar uma atenção a pedágios, rotas alternativas, entre outras coisas que facilitam a sua locomoção, economizando combustível e tempo de viagem.
 

Organização financeira

 

Diminuindo os custos, você finaliza o mês com as contas no azul, eliminando gastos com crédito, juros e multa, além de permitir que você quite suas dívidas, facilitando suas compras e lucrando mais.