16.01.2019

Dicas para otimizar a prestação de serviços do seu táxi

Os tempos mudaram, e para continuar firme e forte nesta profissão, é preciso aperfeiçoar sempre mais o seu negócio, oferecendo um atendimento de qualidade e muitas novidades que superem as expectativas dos passageiros.

No meio de um mercado cada vez mais concorrido, o que fazer para se destacar e ser um taxista bem-sucedido, mesmo trabalhando há tantos anos neste meio? Os tempos mudaram, e para continuar firme e forte nesta profissão, é preciso aperfeiçoar sempre mais o seu negócio, oferecendo um atendimento de qualidade e muitas novidades que superem as expectativas dos passageiros.

 

E para garantir que o seu negócio seja bem administrado e lucrativo, é preciso investir e modernizar, se diferenciando da concorrência. Por meio disso, preparamos algumas dicas que vão te auxiliar a inovar e oferecer aos passageiros o que eles procuram quando solicitam um serviço de táxi.

 

1. Atendimento impecável

Qualquer que seja o estabelecimento ou negócio, o atendimento ao cliente é sempre o mais importante, pois é através disso que seu trabalho é reconhecido. Por isso, seja gentil com seu passageiro, atenda-o com respeito e cuidado. Assim, certamente você será recomendado e terá novas chances de realizar uma nova corrida ao mesmo cliente.

 

2. Realize a manutenção

 

Realizar a manutenção no seu táxi, pelo menos a cada seis meses, é sinônimo de preocupação com o bem-estar do seu passageiro. Afinal, você não pode utilizar seu maior instrumento de trabalho com defeitos que façam com que o seu táxi realize paradas não planejadas, ocasionando até uma má impressão por parte do seu passageiro. Sendo assim, é sempre bom conservar e cuidar muito bem do seu veículo.

3. Respeite o trânsito

Uma dica importante neste meio de trabalho é o respeito às leis de trânsito. Não faça ultrapassagens, não passe o sinal vermelho e respeite as placas de sinalização. Além de manter você e seu passageiro em segurança, você não corre o risco de tomar multa por infringir alguma lei.

4. Seja diferenciado

Ser diferenciado e prestar serviços que os concorrentes não tenham é uma ótima dica para atrair clientes. Faça um curso de línguas, por exemplo. Em cidades que recebem muitos turistas, ser taxista com língua inglesa ou espanhola fluente será bem útil na hora de se comunicar com o seu passageiro. Através disso, você pode até oferecer um “city tour” ao passageiro, mostrando os pontos principais da cidade. Oferecer serviços e um atendimento diferenciado traz mais clientes para o seu táxi.

5. Conheça seu território

Conhecer bem a cidade em que você trabalha é essencial, pois isso garante excelência em seus serviços com os seus passageiros. É importante também que você estude as principais rotas e alguns atalhos rápidos e seguros, que possam tornar a corrida do seu passageiro mais rápida. Mas lembre-se sempre de conversar com o seu passageiro sobre isso, para que ele não tenha uma má impressão ou ache que você, de alguma forma, esteja tirando vantagem sobre isso.

6. Ofereça diferenciais

Essa dica pode gerar mais conforto e bem-estar durante a corrida do seu passageiro. Invista no conforto dos seus bancos, em um bom ar condicionado para o seu veículo e também em mimos aos passageiros, como balas. Isso com certeza chama a atenção e faz com que o passageiro volte a chamar seus serviços.

7. Informe-se

Uma boa dica para se diferenciar dos seus concorrentes é oferecer algo a mais. Além de uma boa corrida, você pode dar dicas de estabelecimentos comerciais, pontos turísticos interessantes, shows e apresentações que vão ocorrer na cidade e que sejam bacanas. Tente fazer parcerias em certos locais de entretenimento e alimentação, oferecendo descontos aos seus passageiros. Assim, quando eles retornarem a utilizar os serviços de táxi, com certeza vão lembrar do seu nome. Mas lembre-se de que é importante indicar locais que você realmente conhece e que sejam de confiança.

8. Mantenha uma boa aparência

Passar uma impressão positiva para um passageiro é sempre muito importante. Por isso, cuide da sua aparência e utilize roupas que condizem com o seu trabalho. Além disso, é sempre bom lembrar que você deve ser gentil e simpático, fazendo com que o passageiro queira voltar a solicitar seus serviços.

9. Tenha em mãos um cartão de visita

É importante contar com meios rápidos na hora de informar seus contatos para os seus passageiros. Sempre que você terminar uma corrida e perceber a satisfação do cliente com o seu trabalho, ofereça seu cartão de visita, caso ele necessite de seus serviços novamente, todos os seus dados estarão descritos no cartão. Distribuir cartões possibilita que você tenha mais chances de receber ligações e negociar corridas.

10. Formas de pagamento

Com um mercado bastante competitivo, quanto mais modernidade você oferecer, mais vai se destacar. Pense que nem sempre o seu passageiro anda com dinheiro na carteira, por isso, ofereça formas de pagamento fáceis, como máquinas de cartão de crédito e débito. Pode não ser uma novidade nos táxis, porém, é um diferencial no meio dos que ainda não a possuem.

Aproveite estas dicas para agregar ainda mais os seus serviços, oferecendo qualidade e garantindo maior satisfação aos seus passageiros.