15.01.2019

Dicas para reduzir os gastos de água e energia no seu posto de combustível

O posto de gasolina, por ser um estabelecimento que, muitas vezes, abre 24 horas por dia, necessita de ações que visem reduzir os gastos, uma vez que os mesmos influenciam no sucesso do seu negócio. Quer saber como manter a qualidade do seu estabelecimento e, ao mesmo tempo, reduzir gastos? Confira nossas dicas!

Administrar um negócio nunca é uma tarefa fácil. Seja ele qual for, é preciso muita responsabilidade e entendimento. Sem contar os gastos e despesas que envolvem a criação e administração de uma empresa. Os problemas econômicos do país também é uma questão que influencia muito nesse meio, principalmente quando o assunto é combustível.

 

Por meio disso, os gestores, principalmente os donos de postos de gasolina, devem criar estratégias que auxiliem na redução dos gastos e também a poupar. Ainda mais quando o assunto é energia e água, dois itens que são utilizados em grande quantidade por qualquer estabelecimento comercial. E realizar práticas que influenciem na redução destas contas trazem resultados positivos a longo prazo, e benefícios para a sustentabilidade do meio ambiente, diminuindo os impactos ambientais que um posto de combustível ocasiona.

 

E o posto de gasolina, por ser um estabelecimento que, muitas vezes, abre 24 horas por dia, necessita da criação de formas que auxilie economicamente, uma vez que a mesma também influencia no financeiro do seu negócio, mantendo as despesas mais baixas. Sendo assim, quer saber como manter a qualidade do seu estabelecimento e, ao mesmo tempo, reduzir esses gastos? Então confira algumas dicas que vão ser de grande ajuda na hora de colocar isso em prática.

1. Verifique goteiras e vazamentos

Você já parou para analisar como estão as torneiras que ficam no seu posto, seja no banheiro, ou aquelas em que os motoristas utilizam para lavar seus veículos? Concertar isso é uma forma simples mas eficaz de economizar. Cada goteira existente em seu estabelecimento pode significar muitos litros de água desperdiçados por dia. Ao final do ano, podem somar mais de 15 mil litros. Um pouco prejudicial para o meio ambiente e para o seu bolso, não acha? E pode piorar, se houver problemas de vazamento em canos ou em tubulações internas!

 

O indicado é que você tome as medidas necessárias, regularmente, para que isso não ocorra mais, como ajustar ou fechar as torneiras, verificar defeitos de encanamento ou infiltrações, e o hidrômetro do seu estabelecimento. Assim, além de manter o ambiente limpo, você ainda coopera com o seu bolso e com o meio ambiente.

 

2. Reutilize a água da chuva

É possível utilizar a água da chuva para a economia do seu estabelecimento. Que tal instalar um sistema próprio para a captação da água da chuva? Neste reservatório, você pode tratar essa água para que ela fique limpa e própria para uso de todos. Instalar canaletas na área de lavagem de carro para que a mesma vá até um reservatório onde essa água poderá ser tratada e reutilizada, também é uma ideia que influencia na economia da sua conta e na sustentabilidade.

3. Aposte na energia solar

Hoje em dia, a energia solar está sendo cada vez mais procurada e utilizada. Principalmente em empresas. Isso porque, a longo prazo, ela é totalmente eficaz e econômica para seu posto de combustível, além de contribuir totalmente para a sustentabilidade.

4. Use seus equipamentos com inteligência

Utilizar com inteligência os equipamentos do seu posto de combustível também é uma prática que auxilia na economia sem prejudicar a qualidade e o atendimento do seu serviço.

 

Desligue equipamentos que não estão sendo utilizados no momento, como computadores ou cafeteira d área administrativa ou do caixa, bem como outros aparelhos e luzes que estejam ligados mas que não estejam sendo utilizados. Estabeleça estas metas e veja como sua conta de luz irá diminuir no final do mês.

5. Instrua seus colaboradores

Economizar em uma empresa só começa a acontecer realmente quando todos colaboram. Por isso, mesmo que pareça uma prática comum, é essencial que você instrua todos os seus funcionários de como devem funcionar as coisas em seu posto de combustível. Realize reuniões e palestras de conscientização que mostre como é importante contribuir para a economia da luz e água, não só para a empresa e para o meio ambiente, mas para todos os funcionários, em si. Assim, todos passam a se adequar às novas rotinas com mais facilidade. 

6. Use a caixa d’água

As descargas que trazem caixas d’água acopladas costumam gastar menos na hora de disparar a água. Aposte nisso para economizar na conta. E você ainda pode escolher a litragem que mais se adequa ao seu posto de combustível.

Qual dessas práticas você está realizando para economizar no seu posto de combustível? Se você ainda não está praticando, este é o momento exato para começar a fazer isso e trazer muitos benefícios para o seu negócio. Coopere com o meio ambiente, com a comunidade a qual você está inserido e também com o seu bolso. São maneiras simples, mas garantidas de que funcionam muito para as mudanças que você necessita.