16.01.2019

Saiba como e quando fazer a renovação da sua frota

A renovação da frota é uma prática essencial dentro de uma empresa, uma vez que garante mais qualidade e eficiência nos serviços prestados, e quando feita corretamente, não causa um grande impacto nos custos da companhia.

Todo gestor de transportadora tem sempre um grande desafio: decidir quando e como irá fazer a renovação da sua frota. Isso porque ela é uma prática essencial dentro de uma empresa, uma vez que garante mais qualidade e eficiência nos serviços prestados, e quando feita corretamente, não causa um grande impacto nos custos da companhia. Portanto, é preciso pensar periodicamente nesta renovação, já que essa decisão evita que os veículos ultrapassados ou excessivamente desgastados comprometam a atuação dos seus serviços com os clientes da empresa.

 

Porém, é necessário ter cuidado na hora de realizar essa prática, pois fazendo uma compra errada, por exemplo, você pode prejudicar todo o financeiro da sua transportadora além de trazer manutenções antecipadas e indesejadas aos veículos. Mas, de quanto em quanto tempo é preciso fazer essa renovação? Como saber qual é a hora certa e como realizar essa troca? Geralmente, todas essas perguntas são feitas por você, gestor, quando esse assunto entra em questão. Por isso, elencamos algumas dicas e sugestões que vão responder às suas dúvidas e te auxiliar neste momento tão importante para o seu negócio e para o seu orçamento. Confira:

 

Segurança

Sabemos que quanto mais um veículo for utilizado, maior será seu desgaste, resultando em uma frequência maior de manutenções em geral. Isso pode ocasionar não somente gastos em excesso e mais recorrentes da empresa, mas também riscos à segurança dos colaboradores da sua transportadora.

 

É por isso que renovar a frota periodicamente evita esse tipo de situação. Oferecer caminhões novos é sinônimo de trazer menos prejuízos e gastos à empresa. É uma prática trabalhosa, principalmente para os gestores que administram a própria frota, porém, contar com veículos novos e atualizados garantem maior segurança ao seu colaborador. Afinal, segurança para o bom funcionamento de uma empresa é um quesito fundamental.

 

Desgaste

Mesmo que seja realizada uma manutenção periódica nos caminhões da sua transportadora, devido ao uso contínuo dos veículos, o desgaste dos mesmos não pode ser evitado. Assim, são necessárias realizar as substituições dos antigos pelos novos. Até porque muitas vezes a troca de peças e os reparos podem sair mais caros do que a compra de um novo.

Portanto, mesmo que a mecânica esteja em ótimas condições, podem haver defeitos na carroceria ou no chassi, entre outros itens, o que ocasiona em despesas excessivas. Por isso, o mais interessante nestes casos é pensar na renovação da sua frota.

Modelo

Com a tecnologia avançando sempre mais, os veículos estão sendo fabricados com equipamentos cada vez mais modernos. E, se você não conta com isso na sua frota, você acaba ficando para trás. Ao mesmo tempo em que o mercado busca a redução de custos e o aumento da eficiência, é importante que sua frota se alinhe a isso, oferecendo o que o mercado pede: modernidade.

 

E para atender às exigências do mercado, é fundamental estar por dentro de toda essa realidade tecnológica, pois ficar fora disso significa ser ultrapassado pela concorrência. Assim, se a sua frota ainda não se encaixa nesses quesitos, chegou a hora de renovar.

Valor comercial

Independentemente do modelo ou marca do veículo, ele vai desvalorizar seu preço com o passar dos anos, e isso é inevitável. Além da inovação tecnológica frequente e nas extinções de peças antigas para a manutenção do veículo, as peças vão se desgastando com o tempo, por conta do seu uso frequente, o que influencia na diminuição do seu valor com o passar do tempo.

Então, por mais que você preserve e cuide bem do seu caminhão, o valor comercial com certeza será mais baixo. Pensando nisso, é importante que você dê bastante atenção para a renovação da sua frota. Assim, se você realizar uma troca periodicamente, você recebe um valor maior na venda do caminhão antigo, e na hora de realizar as manutenções, as peças não serão tão caras.

 

Como investir na renovação da sua frota?

Para realizar esse investimento em sua frota é preciso entender que fazer a substituição da sua frota antiga é algo necessário e importante para a sua transportadora, além de vir acompanhada da redução de gastos a curto prazo. Assim, você evita despesas com manutenção, por exemplo.

Esteja atento aos modelos ideais e que se encaixam no orçamento da sua empresa e ao mesmo tempo sejam de qualidade e atendam às demandas com eficiência. Por isso, dedique um tempo para pesquisar e saber melhor sobre como investir nos veículos novos. Avalie suas operações, o tamanho da sua frota, entre outros itens que vão influenciar na sua compra. Invista no que realmente vai combinar com o estilo da sua empresa, para evitar possíveis preocupações no futuro.

Após estas dicas, é possível entender quais são os benefícios de realizar a renovação da sua frota. Assim, você já está pronto para avaliar as melhores alternativas e começar esse processo na sua transportadora.