12.02.2019

Sete dicas para vender mais no seu posto de gasolina

No amplo e competitivo mercado que rodeia os postos de combustíveis, apostar em diferenciais é uma boa ideia para os gestores que buscam vender e lucrar mais com o seu negócio. Por isso, disponibilizamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento, fazendo com que você torne seu porto diferente e aumente suas vendas.

No amplo e competitivo mercado que rodeia os postos de combustíveis, apostar em diferenciais é uma boa ideia para os gestores que buscam vender e lucrar mais com o seu negócio. Por meio disso, há incontáveis possibilidades de mudar quando o assunto se trata em apostar em diferentes opções para os clientes.

 

Nem sempre é fácil mudar e trazer novidades para um mercado “antigo” como o posto de gasolina, uma vez que todos os concorrentes oferecem os mesmos produtos que você, às vezes até de mesmo fornecedores, além de preços praticamente iguais. Porém, seguindo dicas e praticando-as, pouco a pouco é possível atrair novos clientes e também lucrar mais, através do aumento do número de vendas do seu posto de combustível

 

Por meio disso, disponibilizamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento, fazendo com que você torne seu porto diferente e aumente suas vendas, consequentemente, lucrando mais. Confira:

 

1. Identidade visual: a identidade visual faz toda a diferença em uma empresa, produto ou serviço. O design do ambiente é um fator fortemente observado e decisivo para o fracasso ou sucesso das vendas, pois é a partir dele que é possível atrair novos clientes, e também manter os que já utilizam os serviços do seu estabelecimento. Pense na identidade visual como um investimento que traz resultados. Realizá-la se torna bastante lucrativo a médio/longo prazo, já que aumenta a divulgação e o valor da marca e gera aproximação de público alvo. Além de ajudar na fidelização de clientes, a identidade visual atrai novos e faz com que seu negócio se destaque na concorrência. Faça sua marca e torne-a conhecida!

 

2. Atendimento: não adianta de nada ter uma boa identidade visual se o atendimento do seu estabelecimento não acompanhá-la. Em um mercado competitivo, onde os preços praticamente são iguais e os postos de gasolina ficam localizados cada vez mais próximos uns dos outros, o cliente com certeza vai optar abastecer seu veículo ou utilizar serviços no posto onde sabe que será bem atendido. Por isso, instrua seus colaboradores e mostre que o seu estabelecimento se importa com o cliente. Manter clientes e conseguir novos é sinal de novas vendas e bons lucros!

 

3. Divulgação: panfletos, totens, outdoors, redes sociais, entre outros materiais de divulgação também são importantes para uma boa comunicação visual do seu posto de combustível. Divulgue informações importantes e interessantes, que possam chamar atenção do cliente e direcioná-lo a abastecer em seu posto, gerando novas vendas e novos lucros.

 

4. Profissionais: pesquise e leve em conta a experiência na hora de contratar os profissionais que vão trabalhar no seu posto. Isso interfere também nas dicas citadas anteriormente, como o bom atendimento ao cliente e o bom relacionamento com os gestores. Ter colaboradores competentes faz com que o nome do seu posto de gasolina seja lembrado quando alguém precisar solicitar algum serviço.

 

5. Qualidade: se você oferece os mesmos produtos que a concorrência, que tal se destacar pela qualidade dos serviços e afins, oferecidos no seu estabelecimento? Tenha sempre um combustível bem como produtos e atendimento de qualidade. É uma forma de conquistar a confiança do seu cliente, fazendo com que ele não só retorne ao seu estabelecimento mas também o indique para conhecidos.

 

6. Programa de Fidelidade: em nosso blog, já indicamos alguns programas de fidelidades bem conhecidos e também dicas de como fazer o seu próprio programa. Por meio disso, essa dica consiste em você criar um programa de fidelidade próprio para oferecer vantagens para o seu cliente, que faz o uso dos serviços e produtos do seu posto de combustível. Ofereça brindes, ofertas, entre outros tipos de promoções em troca da utilização dos seus serviços. Seja criativo na hora de recompensar seu cliente e conquistar novos e, consequentemente, vai conseguir lucrar mais com isso.

 

7. Loja de Conveniência: nem todos os postos de combustíveis contam com lojas de conveniência em suas dependências. Porém, tê-la é um motivo para lucrar mais e se diferenciar entre os demais que ainda não a possuem. Um posto que conta com uma loja de conveniência tende a ser mais procurado por clientes que buscam outras opções de compras além do combustível e de serviços para veículos.

 

Estas sete dicas listadas acima, entre diversas outras existentes, ajudam você na hora de conquistar novas vendas e novos clientes, além de fazer com que seu posto de combustível lucre mais com tudo isso. Utilize-as a seu favor e comece agora a aplicá-las em seu estabelecimento. Você com certeza terá resultados bem positivos, que mesmo que não sejam imediatos e sim de médio/longo prazo, vão aumentar os números de clientes e também números financeiros.